3 poderosas mudanças que as mídias sociais fizeram no nosso modo de fazer negócios

3 poderosas mudanças que as mídias sociais fizeram no nosso modo de fazer negócios

3 poderosas mudanças que as mídias sociais fizeram no nosso modo de fazer negócios

Atualizado em 12 de jan de 2018

De acordo com o levantamento da Content Trends de 2017, 72% das pessoas afirmam que os posts nas redes sociais são o principal formato de conteúdo consumido. Todos os negócios usam as redes sociais de alguma forma – ou, pelo menos, deveriam usar. Alguns geram lucros excepcionais, outros ainda estão tentando descobrir como usar essas plataformas. Mas quando você dá um passo para trás e olha para todo o cenário das mídias sociais, torna-se claro que a área teve – e vem tendo – um imenso impacto nos negócios de todo o mundo.

Quais foram os principais impactos das mídias sociais nos negócios?

  1. Marketing orgânico como jamais visto antes

A publicidade está na internet há tempos, mas a maioria dos métodos parecem ligeiramente “forçados” aos olhos do público. Os anúncios CPC (custo-por-click) são ótimos, mas tendem a ser considerados invasivos; anúncios em banner são vistos de uma maneira semelhante; e as vezes, até conteúdos patrocinados podem ter um estigma parecido. De acordo com a Hubspot, 40 milhões de usuários da internet possuem o AdBlock no seu navegador atualmente – o que tira maior parte da visualização desse tipo de publicidade.

Porém, as mídias sociais mudaram tudo isso no momento em que possibilitou o marketing orgânico se tornar uma realidade. Os negócios agora podem se envolver com o público e promover conteúdo valioso sem forçar a barra, e, ultimamente, isso tem contribuído até para mais transparência por parte da marca. Exemplos disso são os blogs corporativos, que, ao gerar conteúdo original e interessante para seu público-alvo, podem gerar 126% mais leads do que o marketing outbound.

Saiba mais como usar o marketing orgânico da melhor maneira para o seu negócio.

  1. Medo de falhar com o público

Enquanto as mídias sociais encorajaram várias companhias a se tornarem mais transparentes e se envolverem com seus clientes, também gerou o medo em receber a reação negativa do público quando se cometem erros.

Os erros, quando uma empresa está ativa nas redes sociais, podem ter muito alcance e tornar-se virais em alta velocidade. Por conta disso, algumas empresas escolhem ter muito cuidado e planejamento na sua comunicação – e, dessa forma, evitam as seguintes situações:

  • Funcionários impulsivos dizendo a coisa errada;
  • Vazamento de informações confidenciais;
  • Publicações que podem ser consideradas politicamente incorretas;
  • Abrir um caminho muito mais fácil para a concorrência.

Aqui estão algumas dicas de planejamento de comunicação para sua empresa. E se você prefere investir em uma orientação profissional, veja os benefícios de contratar uma consultoria de marketing de conteúdo.

  1. Serviço ao consumidor em tempo real

Várias empresas investem num bom serviço ao consumidor e usam isso como vantagem na competitividade do mercado. De todo modo, até algum tempo atrás, construir um forte departamento de serviço ao consumidor requeria um pesado investimento em bons funcionários e recursos.

Quando as mídias sociais entraram em jogo, as pequenas empresas ganharam a oportunidade de oferecer um serviço ao consumidor responsivo também, sem precisar gastar fortunas para isso. Agora, qualquer negócio consegue oferecer serviços em tempo real com nada além de um perfil nas redes sociais. Saiba quais são as melhores dicas para lidar com o público nas redes sociais.

De uma maneira geral, nunca houve tanto acesso ao consumidor quanto se tem agora, com as mídias sociais. Então, o melhor que se tem a fazer é aproveitar os benefícios de cada recurso que as mídias sociais oferecem à sua empresa. Leia mais sobre dicas de marketing para pequenas e médias empresas com o nosso e-book.