5 dicas de UX para sua revista digital

5 dicas de UX para sua revista digital

5 dicas de UX para sua revista digital

Atualizado em 12 de jan de 2018

A experiência de usuário é essencial tanto para uma boa leitura na sua revista digital – e isso gera ainda mais lucro. De acordo com a Cnet, escolher um determinado tom de azul resultou em lucro adicional de $80 milhões de dólares para o Bing. Mas como trazer esse resultado para sua revista digital?

Se você ainda é iniciante no assunto, confira as melhores dicas que reunimos e aprimore seu projeto!

Quais são as principais melhorias para o UX da minha revista digital?

#1 Invista em um bom layout

Uma revista digital deve ser totalmente legível, então use uma ou duas colunas no layout para que o visual não pareça bagunçado e nem difícil de ler. Além disso, as plataformas de celular e tablets permitem que o leitor visualize revistas em posição de retrato ou de paisagem. No caso do retrato, apenas uma página pode ser visualizada por vez; e em paisagem, duas páginas podem ser vistas ao mesmo tempo. Por isso, é importante manter todas as páginas na proporção 4:3.

Dica: A recomendação de tamanho da página, para revistas digitais, é de 2048 x 1536px.

Outra ideia interessante que um layout nesse formato pode trazer é o uso do grid, que pode trazer diversas opções de interatividades. Uma função muito utilizada atualmente é a de reunir previews de artigos que ainda virão na revista, num estilo semelhante a um sumário sucinto, pelo qual você pode pular para qualquer localização da revista.

#2 Atente para as ilustrações e fotos

O que seria uma leitura num tablet sem poder apreciar lindas imagens em alta qualidade? Uma experiência não tão legal, certamente. A primeira e mais importante imagem da sua revista é a capa, que deve atrair a atenção do seu leitor instantaneamente.

No entanto, imagens de qualidade podem ser um gasto muito alto para editores novos no mercado. Para isso, um banco de imagens, como o Unsplash, pode ajudar com peças grátis, de alta qualidade e com cortes bacanas.

#3 Escolha uma tipografia fácil de ler

Fontes adequadas são essenciais para qualquer projeto que envolva leituras longas. Fontes bem escolhidas não só facilitam a leitura como também afetam positivamente na percepção da revista pelos leitores como profissional.

Algumas dicas de tipografia para sua revista são:

  • A média de caracteres de uma linha, incluindo os espaços, são de 45 a 90.
  • Evite fontes mirabolantes.
  • Se você optar pelo texto justificado, ative os hífens.
  • Use o mínimo possível de negrito ou itálico.
  • Não sublinhe palavras a não ser que haja um hyperlink.
  • Economize no texto centralizado.

#4 Faça um conteúdo exclusivo

Sua revista não deve parecer como uma revista impressa que foi apenas escaneada. Uma revista digital deve ser um mix de conteúdo exclusivo e uma ótima experiência de usuário servidas por um bom aplicativo.

Então, ofereça a seu leitor algo a mais do que suas redes sociais, seu blog e sua revista impressa apresentam – instigue a vontade e a curiosidade de seus leitores por um conteúdo original e produtivo. Pode ser através de interações com direito a prêmios, colunas exclusivas, boxes de curiosidades… Solte a criatividade!

#5 Otimize a performance

Qualquer página de sua revista deve ser baixada pela ferramenta de leitura do tablet ou smartphone de seu leitor. Por isso, para uma boa experiência de usuário, é importante que haja uma otimização do arquivo de PDF, em termos de tamanho, para que não exceda 50MB. Pra isso, você precisa lembrar de dois fatores vitais:

  • Reduza a resolução das imagens acima de 225pppi para 150ppi;
  • Não incorpore no conteúdo as miniaturas de imagens.

Gostou das dicas? Escreva nos comentários quais são suas sugestões para uma boa experiência do usuário em uma revista digital! 🙂

Agora, é hora de divulgar sua revista digital! Utilize nossas dicas de melhores ferramentas para fazer a divulgação da sua revista.