Conheça o método Canvas de Marketing de Conteúdo – o novo modo de organizar seu plano de comunicação

Conheça o método Canvas de Marketing de Conteúdo – o novo modo de organizar seu plano de comunicação

Conheça o método Canvas de Marketing de Conteúdo – o novo modo de organizar seu plano de comunicação

Quando se fala em marketing, já se sabe que não é uma área simples de lidar: é preciso organização, criatividade e inteligência para arrematar os melhores planos para o deslanche de uma empresa. Mas como fazer isso sem se perder no meio do processo? O método Canvas para Marketing de Conteúdo vem como uma solução para que o planejamento de marketing de conteúdo se torne muito mais simples e flua naturalmente com o desenvolvimento da sua marca no mercado.

O canvas se assemelha a um quadro ou tela – que é de onde traz seu nome –, e reúne os principais itens e setores de uma empresa. Baixe aqui. Nele, podem aparecer desde a área do negócio, como finanças, estrutura, clientes e ofertas. Desse modo, apenas uma tela concentra as ações e obrigações de cada área da empresa e apresenta as informações de modo coeso e consistente; a visualização, então, torna-se muito mais fácil e a tomada de decisões pode ser perfeitamente arquitetada com todas as ações da empresa.

Para fazer um canvas para sua empresa, um exemplo criativo para se ter como referência é a Tabela Periódica do Marketing de Conteúdo, um modelo de Canvas criado pelo americano Chris Lake, profissional de 20 anos de experiência em marketing.

 

De acordo com Lake, existem nove áreas em que todo o time de conteúdo deve pensar sobre. Confira quais são elas:

Como começar o método canvas de marketing de conteúdo?

Audiência

  • Em quem você está mirando e por que?
  • O que atrai esse público?
  • Onde eles moram e em que momento do dia estão mais ativos?

Análise

  • O que você já tem no planejamento atual?
  • Quais são as falhas?
  • O que está funcionando para os seus concorrentes?

Marca

  • Quais são os princípios básicos da sua marca?
  • Quais são as posturas que sua marca não deveria tomar?
  • Qual é o tom de voz mais adequado para representar a marca?

Produção

  • Quem está na sua equipe e o que eles fazem?
  • Como é a guia de estilo do trabalho da equipe?
  • Sua marca possui um checklist pré-publicação?

Formatos

  • Quais formatos de conteúdo você irá usar?
  • Do que você precisa para começar a criar conteúdo?

Fluxo de trabalho

  • Quais são as ferramentas que você irá utilizar?
  • Você já produziu um calendário de conteúdo?
  • Como você irá administrar o conteúdo perene (que é sempre postado)?

Distribuição

  • Onde você irá distribuir seu conteúdo?
  • Você irá fazer alguma promoção paga?
  • Sua assessoria de imprensa pode ajudar nisso?

Stakeholders

  • O que seu chefe espera que você faça?
  • Quem estará envolvido no processo de dar o start e o fim na ação?

Objetivos

  • Quais são os principais objetivos para o seu conteúdo?
  • Como você irá medir seu sucesso?

Confira a amostra abaixo de modelo canvas que você também pode se basear para começar a criar seu planejamento.

BAIXE AQUI SEU CANVAS E JÁ COMECE A UTILIZAR. 

 

 

Gostou? Escreva nos comentários o que você achou do novo método!