Como produzir um bom texto para o meu blog?

Como produzir um bom texto para o meu blog?

Como produzir um bom texto para o meu blog?

Se você sempre quis saber como produzir um bom texto para o seu blog – e não aguenta mais dicas rasas –, a Apex reúne pra você o melhor guia para traçar sua criação de conteúdos. As pesquisas e estatísticas levantadas pelos estudos da Orbit Media trazem todas as tendências da produção de conteúdo. Confira:

Qual é o tamanho ideal para um texto de blog?

Entre os profissionais, não há um acordo sobre o tamanho ideal para o seu conteúdo. Mas a pesquisa da Orbit Media mostra o tamanho médio dos produtores que mais estão tendo resultados.

como produzir um bom texto

Livre tradução do conteúdo da Orbit Media.

Segundo as pesquisas, a tendência atualmente é o texto longo, com 500-1000 palavras. Isso, na verdade, não é algo surpreendente, considerando o tempo investido em cada artigo.

como produzir um bom texto

Livre tradução do conteúdo da Orbit Media.

Mas cuidado com esses dados. Eles não dizem que textos longos são sempre melhores, mas sim que uma maior profundidade (que pode se traduzir em mais palavras) se relaciona com um ROI (retorno sobre investimento) maior. Cada vez mais produtores de conteúdo estão indo a fundo no assunto em que se especializam, respondendo perguntas de todos os ângulos e colocando muito esforço na produção da melhor página para o assunto. E, assim, eles estão ganhando muito mais.

  • A média de palavras para blog post é de 1142.
  • Este número representa 42% mais palavras do que a média de palavras de três anos atrás!
  • Menos da metade dos produtores de conteúdo estão escrevendo textos curtos (menos de 500 palavras).
  • Seis vezes mais produtores de conteúdo estão escrevendo textos longos (mais de 2000 palavras).

O que os produtores de conteúdo incluem em seus textos?

Uma imagem? Múltiplas imagens? Uma lista?

Quando perguntamos qual é o tipo de formatação e mídias que os blogueiros incluem em um texto, começamos a ver como se constrói um bom texto.

como produzir um bom texto

Livre tradução do conteúdo da Orbit Media.

como produzir um bom texto

Livre tradução do conteúdo da Orbit Media.

  • A maioria dos produtores estão incluindo imagens nos textos. 30% mais produtores estão utilizando múltiplas imagens em relação a anos atrás.
  • O vídeo é mais popular nas mídias sociais, mas não são tão populares nos textos de blog.
  • Listas são difíceis de resistir. Quase metade de todos os produtores de conteúdo utilizam listas e numerações.

Conteúdo com mais imagens e vídeos conseguem melhores resultados, como foi reportado por produtores de conteúdo que utilizam dessa técnica. Múltiplas imagens são melhores que uma única imagem. Vídeos são melhores que imagens.

E aqui vai um bônus: produtores de conteúdo que integram áudio em seu conteúdo (majoritariamente podcasts), são ainda mais prováveis de trazer bons resultados.

Os produtores de conteúdo repostam textos antigos?

Tinta digital nunca seca. Frequentemente, trazer um texto antigo para atualizar seu blog é mais rápido e mais fácil do que criar um artigo novo. Mas qual é a porcentagem de produtores de conteúdo que realmente fazem isso?

como produzir um bom texto

Livre tradução do conteúdo da Orbit Media.

A descoberta é que a maioria dos produtores de conteúdo estão repostando textos antigos pelo menos algumas vezes durante seus planejamentos.

Os produtores estão aprendendo que atualizar um post velho pode ser até melhor do que escrever algo novo – quem experimentou essa tática tem 74% mais chances de ter bons resultados. Além disso, ao longo do tempo de construção de um blog, fica cada vez mais fácil olhar para trás e encontrar oportunidades para atualizar, reescrever e republicar.

Se você procura ainda mais dicas para aperfeiçoar seu marketing de conteúdo, baixe nosso e-book sobre o assunto e aprofunde-se!