4 dicas para criar conteúdo relevante para nichos específicos

4 dicas para criar conteúdo relevante para nichos específicos

4 dicas para criar conteúdo relevante para nichos específicos

Atualizado em 10 de jan de 2018

Se você tem uma empresa, já deve ter passado por essa situação. Você monta seu blog, encontra um assunto que seja pertinente para seu negócio e percebe que terá um público interessante para os conteúdos que produzir. Sua equipe começa a criar os textos, mas chega um momento em que parece faltar assunto pra criar conteúdo relevante para nichos específicos. E aí, o que fazer?

Criar conteúdo relevante para um nicho muito específico não é uma tarefa fácil. Ainda que você domine o assunto, é preciso considerar a capacidade de assimilação do público, além do interesse por aquilo que você escreve. Até por que, de acordo com o levantamento da SEO Trends de 2017, publicações em blogs são responsáveis por conquistar uma média de 1,8 vezes mais visitantes para as empresas que praticam a estratégia de marketing de conteúdo.

Mas para obter sucesso nessa estratégia, é preciso considerar alguns pontos-chave. Confira agora quais são eles:

1. Faça um planejamento de conteúdo

O primeiro passo para produzir um conteúdo de qualidade é fazer um bom planejamento. Saber definir a pauta e encontrar referências pode ser algo trabalhoso, mas ajuda muito na hora da escrita.

O problema é que muitas vezes esse processo de escrita é realizado sem critério — o redator pensa no que pode ser pertinente para o blog e simplesmente escreve. Evite isso: faça um planejamento considerando aspectos como datas de publicação, atualizações, relevância do conteúdo, entre outros. De preferência, trabalhe com mais de uma pessoa.

Neste ponto, é importante criar um calendário de postagens — certamente isso ajudará você a oferecer um conteúdo mais organizado e útil para seu público!

É possível também montar uma planilha com as palavras mais relevantes para seu conteúdo de acordo com a ferramenta de pesquisa do Google. Para isso, basta abrir uma conta no Google Adwords, entrar em “Planejador de Palavras-chave” e inserir sua categoria.

2. Estude seu público-alvo e o mercado em que atua

Muitas vezes, a falta de ideias para escrever tem a ver com a dificuldade de compreender aquilo que seu público quer ler. Por isso, quanto mais você souber sobre seus visitantes, seus desejos e necessidades, mais fácil será pensar em um conteúdo específico e focado nos interesses dos seus clientes.

Trabalhar com o conceito de persona, por exemplo, pode fazer toda a diferença. Estar de olho no que seus visitantes pensam e em como eles se comportam é uma forma interessante de entregar conteúdo diferenciado em relação à concorrência, gerando autoridade e estabelecendo-se no mercado — fator essencial no marketing de conteúdo.

Ao criar autoridade, seja no conteúdo do seu blog ou nas redes sociais, o consumidor olhará para a sua empresa como uma referência segura sobre os assuntos abordados, o que gera um impacto positivo em sua atividade comercial.

3. Trabalhe com SEO

Com uma estratégia para otimizar o tráfego para seu blog, você pode fazer com que ele tenha um bom ranqueamento nos sites de busca. E por que isso é importante? Porque faz com que seu conteúdo seja mais facilmente localizado, atraindo mais visitantes para a sua página! Em casos de nichos muito específicos, isso é fundamental.

Outro benefício é que, ao atrair as pessoas certas para seu blog, a tendência é que elas participem das discussões e deem sugestões para novos conteúdos.

Por fim, uma dica simples de SEO que muitos deixam de aplicar é trabalhar com links internos, que otimizam a audiência em outras páginas do seu site e mantém o cliente conectado ao seu blog por mais tempo.

4. Descomplique para criar conteúdo relevante para nichos específicos

Se os seus conteúdos são muito específicos, você provavelmente está acostumado com termos não muito populares. Isso pode ser um problema, uma vez que pessoas interessadas, mas sem conhecimento aprofundado sobre o assunto, podem ter dificuldades para compreender o que você publica.

Por isso, é importante buscar estratégias para popularizar seu conteúdo. Trabalhe com analogias, use o senso de humor e seja didático. Tudo isso é muito útil para criar conteúdo relevante!

Outra dica interessante é trabalhar seu conteúdo de maneira paralela a temas de grande popularidade ou que estejam em evidência, como esportes, filmes, entre outros, agregando audiência para o seu trabalho.

E aí, gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro de outras novidades para alavancar a presença digital da sua empresa? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo que postamos!

Veja aqui os principais motivos para você integrar o Marketing Online e o Marketing Offline da sua empresa e ter ainda mais resultados nas suas campanhas!