Facebook Ads: É melhor impulsionar um post ou anunciar a página?

Facebook Ads: É melhor impulsionar um post ou anunciar a página?

Facebook Ads: É melhor impulsionar um post ou anunciar a página?

Atualizado em 12 de jan de 2018

O gerenciamento de redes sociais nem sempre é tão fácil. Por vezes, nos deparamos com algumas questões chatas de decidir – principalmente quando envolvemos Facebook Ads na conversa. Você sabia que o post publicado em uma fan page é exibido para menos de 5% de sua base de fãs? Se sua página, por exemplo, tiver 1000 seguidores, menos de 50 pessoas realmente irão ver o post. Para que seus próprios seguidores e outros vejam seu post é preciso impulsionar.

Neste caso, qual a melhor opção: impulsionar um post ou anunciar a página? Reunimos aqui as principais diferenças entre as duas funções para que você possa avaliar qual é a melhor alternativa para sua empresa.

Confira quais os diferenciais das principais ações do Facebook Ads:

Por quais motivos devo impulsionar um post?

Assim como os anúncios, o impulsionamento de publicações é uma funcionalidade restrita às fan pages – ou seja, publicações de perfil não podem ser impulsionadas. Além disso, publicações antigas da página (que não datem antes de 21 de junho de 2012) também podem usufruir da ferramenta.

As vantagens do impulsionamento, segundo o Facebook, são:

  • O público pode ver a publicação diretamente no feed de notícias;
  • O público pode responder a um desconto ou uma promoção;
  • Os amigos do público que curte sua página podem ver as curtidas e os comentários da publicação.

É preciso pensar estrategicamente, no entanto. Apesar de parecer atrativo impulsionar uma publicação no momento em que ela é colocada no ar, é preciso conhecer seu público para avaliar se é mesmo esse o melhor horário e o melhor dia para impulsioná-la. Esses dados podem ser obtidos da própria área de informações da página, na área “Pessoas”. Descobrindo quem é seu usuário e quando ele mais tem chances de se engajar com seu conteúdo, sua ação deixa de ser apenas um impulsionamento e passa a ser um elemento bem pensado da sua estratégia de comunicação.

Assim, o impulsionamento se torna a melhor maneira de alcançar o público mais qualificado para o seu negócio, já que, quando ele atinge as pessoas que curtem sua página, ele também atingirá os amigos dessas pessoas. Se seus curtidores mostrarem interesse pela publicação – curtindo, compartilhando, marcando amigos – isso já traz credibilidade à sua marca num estilo de divulgação “boca-a-boca”.

Em resumo, impulsionar uma publicação não significa propriamente obter conversão de leads – mas sim atrair a atenção de clientes e clientes em potencial. Utilize isso a seu favor e da maneira mais eficiente!

Por quais motivos devo anunciar a página?

Os anúncios podem ser bastante semelhantes a uma publicação impulsionada, mas, na verdade, vão além das funcionalidades vistas anteriormente. O mais interessante é que, com os anúncios, você pode determinar os objetivos das campanhas, diferente do impulsionamento de publicação, no qual você não consegue dizer qual o feedback que espera do público que definiu.

Há várias opções de direcionamento das campanhas de anúncio. Algumas delas são:

  • Envolvimento com a publicação: funciona quando seu objetivo é só obter mais curtidas, comentários e compartilhamentos de determinada publicação;
  • Curtidas na página: ao impulsionar o avatar e a descrição da página seguidos do botão “curtir”, você atrai mais likes, ou seja, mais público;
  • Cliques no site: eficiente para levar mais pessoas para o seu site ou loja online;
  • Conversões no site: funciona para acompanhar o comportamento dos clientes oriundos do Facebook dentro do site, com intuito de entendê-lo melhor e direcioná-lo. É muito eficiente para quem possui loja online;
  • Envolvimento com o aplicativo: eficiente para levar pessoas à determinadas telas do seu aplicativo e sugerir ações específicas dentro dele, como a compra de um produto ou cadastro;
  • Obtenções da oferta: funciona para definição de um período de oferta e motivação de compra por parte do cliente por meio da divulgação de descontos exclusivos e recompensas;
  • Anúncios em carrossel: eficiente para quem tem loja online, já que é possível divulgar diversos produtos em uma única publicação – e ainda referenciar ao link de sua loja. É interessante para quem tem grandes catálogos ou deseja alcançar pessoas específicas com produtos específicos.

Entre outras alternativas. Resumindo, essa variedade de funcionalidades parte da mesma base de informações do que o impulsionamento: você define o público e também o que espera dele, oferecendo ações práticas e monitorando seu comportamento dentro do seu site. Com uma análise ideal dos dados de sua audiência, é possível realizar negócios muito lucrativos tanto com o anúncio de página quanto com o impulsionamento de publicações. Lucre com o Facebook Ads! 🙂