Inbound e Outbound Marketing: você entende as diferenças?

Inbound e Outbound Marketing: você entende as diferenças?

Inbound e Outbound Marketing: você entende as diferenças?

Atualizado em 10 de jan de 2018

Conforme o consumidor muda seus hábitos, o marketing também precisa se transformar. Se não fizer isso, ele pode perder sua força e não conseguir levar a visibilidade que as marcas e os produtos necessitam. Para implementar um planejamento competente na sua estratégia, é necessário pesquisar profundamente as preferências do seu público e as características da marca. Hoje, vivemos em um tempo de equilíbrio entre duas tendências bastante fortes: o Inbound e Outbound Marketing. De acordo com levantamentos da Martech, o modelo de prospecção misto entre essas duas ferramentas  é usado por mais da metade das empresas de tecnologia no Brasil (52,4%).

Mas o que é melhor: adotar o Inbound junto ao Outbound Marketing ou escolher entre um dos dois? Existe uma escolha ideal, ou ela dependerá das necessidades do meu negócio? Nesse post, vamos esclarecer as principais características dessas duas estratégias para ajudar você a decidir qual desses métodos de marketing é o mais indicado para o seu negócio. Acompanhe!

O que é Inbound Marketing?

Em termos simples, o Inbound Marketing se refere ao conjunto de estratégias elaboradas com o intuito de atrair pessoas para os seus produtos, e não de ir atrás delas.

Isso pode ser feito por meio da produção de conteúdo e planejamento de incentivos legitimamente atraentes para este público, que irá encontrar seu conteúdo com facilidade graças a um bom SEO, presença em redes sociais, envios de e-mail marketing, entre outros.

Uma das principais vantagens do Inbound Marketing é a construção de uma autoridade para a empresa. Ela passa a ser vista como uma referência em sua área de atuação porque, além de oferecer produtos ou serviços, ela também publica material relevante, que serve de consulta para o público resolver seus problemas.

Logo, quem tem dúvidas sobre determinado assunto encontra a solução em um conteúdo assinado pela marca.

O que é Outbound Marketing?

Enquanto o Inbound Marketing atrai, o Outbound Marketing busca clientes em potencial. Mais tradicional, sua abordagem parte de um conhecimento básico a respeito do público-alvo.

Uma estratégia desse tipo é capaz de impactar essas pessoas por meio de mídias tradicionais, como correspondência, telemarketing, comerciais na TV, anúncios em revistas, entre outros. Todo o propósito do Outbound Marketing consiste em interromper o público durante o curso do dia para lembrá-lo da existência da marca e do produto.

Isso significa inserir sua mensagem publicitária naquele que é o cotidiano da audiência. É por isso que os comerciais de TV aparecem no meio dos programas, os anúncios de revistas surgem no meio das matérias e assim por diante.

Quais as diferenças entre Inbound e Outbound Marketing?

Apesar de ambos terem como objetivo promover um produto ou serviço, Inbound e Outbound Marketing possuem diferenças bastante importantes que são capazes de ditar os rumos das campanhas.

Cada vez mais internautas utilizam bloqueadores de anúncios – e o crescimento dessa tendência fez com que as empresas buscassem meios alternativos para impactar esse público.

A solução encontrada foi em fazer com que eles queiram vir até o material publicitário: o Inbound Marketing.

Apesar de representar uma evolução do método tradicional de realizar as atividades, o Inbound Marketing não precisa substituir completamente o Outbound Marketing.

Como você viu, não é obrigatório ter que escolher entre um ou outro. Se fizer sentido para os objetivos da sua campanha, é possível utilizar os dois na mesma estratégia. Faça experimentos e observe os resultados!

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