Por que devo integrar o Marketing Offline e o Online da minha empresa?

Por que devo integrar o Marketing Offline e o Online da minha empresa?

Por que devo integrar o Marketing Offline e o Online da minha empresa?

Atualizado em 09 de jan de 2018

O consumidor moderno possui hábitos de consumo bem diferentes daqueles dos tempos dos nossos avós: a internet se tornou sua principal aliada, transformando toda uma geração de consumo. Hoje, pensamos que o marketing tradicional está fadado ao fracasso – mas isso é um erro. Nos dias atuais, mais do que nunca, o marketing offline e o online andam de mãos dadas, já que ambos formam um elo forte e equilibrado capaz de sustentar qualquer negócio.

Segundo pesquisas, 46% dos profissionais de marketing dizem ter como objetivo futuros integrar Marketing Offline e Online para buscarem melhores resultados. E essa mesma fonte diz que 20% do tráfego orgânico para um site vem a partir da aliança entre essas duas estratégias.

O que é Marketing Offline?

Marketing Offline é também conhecido como marketing tradicional. Ele está relacionado às mídias como TV, jornais, revistas, outdoors, busdoors, divulgação em eventos, etc. Ou seja, tudo que não utiliza o ambiente online como meio de comunicação.

O que é Marketing Online?

Já o Marketing Online está conectado a tudo que gira em torno do meio digital, como redes sociais, e-mail marketing, blogs, etc. Resumidamente, Marketing Online é todo tipo de publicidade feito na internet.

Como aliar ações de Marketing Offline e Online?

Muitos consumidores que recebem uma comunicação offline de uma empresa, na maioria das vezes, acabam indo buscar informações sobre seus produtos ou serviços de forma online. Logo, essa é uma excelente oportunidade para colocar as duas estratégias de marketing em ação para envolver seus clientes nos dois ambientes.

Veja a seguir como sua empresa pode aliar o marketing offline ao online para otimizar seus resultados:

Participe de projetos sociais

Participando de projetos sociais sua empresa mostrará que ela se preocupa e está vinculada a algo que vai além do lucro financeiro.

Quando uma empresa assume a linha de frente, criando algo que agregue valor à vida das pessoas, ela pode ganhar mais força no mercado, se distinguindo assim, da concorrência.

A questão é: como fazer para que as informações sobre suas ações se espalhem entre seu público? É justamente nesse ponto que as estratégias offline e online entram em cena.

Sua empresa poderá promover publicidade na mídia offline que destaquem os resultados positivos do seu projeto para a sociedade. Deve aproveitar também para veicular seu endereço eletrônico e suas redes sociais para impulsionar o compartilhamento de suas ideias, garantindo assim, maior divulgação de sua marca.

Alie e-mail marketing e mala direta 

Enviar e-mail marketing para seus cliente é uma das melhores estratégias utilizadas pelo Marketing Digital, porém, muitas vezes, ele pode passar despercebido entre tantos e-mails que chegam à caixa de entrada.

Então, como é possível resolver esse problema? A mala direta é a resposta para essa pergunta.

Quando enviar produtos ou prestar um serviço a um cliente, por exemplo, mande junto uma carta personalizada em forma de agradecimento, incluindo um call-to-action (CTA), incentivando uma visita ao site da empresa. O caminho a ser seguido também poderá ser o inverso, conquistando primeiro o cliente a partir do Marketing Online.

Associe seu Marketing Offline às redes sociais

Abuse das redes sociais oferecendo descontos periódicos em seus produtos e serviços. Uma excelente isca para conquistar o consumidor online e levá-lo para o mundo offline é com uma oferta ou brinde a ser retirado diretamente na loja ou empresa. Esta associação trará bons frutos, aposte!

Invista na imagem da empresa no ambiente offline

É preciso encontrar as melhores técnicas para intensificar a imagem da sua empresa e dar personalidade à sua marca no mundo offline. Grandes marcas são construídas e conhecidas por seu profissionalismo e pela qualidade daquilo que oferece.

Mas para alcançar maior visibilidade e construir uma marca forte, busque levá-la além do universo online. Crie e participe de eventos ou palestras. Faça networking, encontre seus clientes frente a frente e aproveite o momento, claro, para incentivar os participantes a fazerem perguntas ou darem opiniões em seu blog ou mídias sociais.

Esse é o momento perfeito para divulgar sua empresa utilizando o marketing offline e online estrategicamente.

E agora? Está pronto para aliar suas estratégias de Marketing? Então deixe seu comentário. Teremos o maior prazer em respondê-lo!