Guia dos indicadores de desempenho (KPI) para marketing de conteúdo

Guia dos indicadores de desempenho (KPI) para marketing de conteúdo

Guia dos indicadores de desempenho (KPI) para marketing de conteúdo

Todo profissional de marketing normalmente dá seus pulos para provar que o marketing de conteúdo está gerando resultados – ou seja, que está havendo ROI (return on investment), além de apenas visualizações de página e engajamento. Apesar de parecer complicado, não é um bicho de sete cabeças. O primeiro passo é criar uma estrutura para medir o quanto seu conteúdo está influenciando positivamente na sua empresa em todas as etapas do funil de vendas. Essa estrutura deve ser feita sob medida (KPI) para sua estratégia de marketing, estando de acordo com os objetivos do seu negócio.

Ao criar essa base, é importante incluir uma quantidade equilibrada de dados que você pode precisar. Um exagero de dados, por exemplo, pode gerar desânimo e tomar muito do seu tempo para organização e análise. Por outro lado, poucos dados significam que você perderá boas histórias que impactariam seus negócios e gerariam retorno. Mesmo assim, encontrar o ponto de equilíbrio entre esses dois extremos gera várias perguntas difíceis, como: o que eu deveria medir? Quais KPIs devo usar? Preciso olhar pra as métricas de engajamento ou para o tráfego? Sessões ou usuários? Como alinho minhas métricas ao funil de vendas?

Para te ajudar a começar, a Apex criou um panorama de visualização das métricas de marketing disponíveis na maioria das plataformas de análise, e ainda discorremos sobre como cada métrica se relaciona com cada etapa do funil de vendas.

 

KPI’s de conteúdo

Métricas do topo do funil mostram leitores e engajamento. Essas métricas ajudam a medir a efetividade do conteúdo ao indicar se ele está atraindo leitores, agradando-os e incentivando-os a passarem para a próxima etapa do funil.

KPI

DEFINIÇÃO

O QUE ISSO TE DIZ?

Artigos vistos/lidos

Essa métrica te dirá o número total de artigos que sua audiência viu em um determinado período de tempo.O número total de artigos vistos te ajudará a entender como sua estratégia de marketing de conteúdo está indo. Você pode ver quais artigos e temas estão trazendo a maioria dos leitores – e assim ter um insight sobre o que sua audiência quer ler.

 

Para ganhar mais contexto dentro desses insights, avalie essa métrica junto às seguintes:

 

  • Leitores
  • Tempo médio de leitura
  • Taxa de engajamento

 

 

Visualizações de página

 

 

 

 

Essa métrica mostra o número total de páginas que sua audiência viu em um determinado período de tempo. Não é o número de vezes que seu site foi carregado, mas o número de páginas carregadas. Por exemplo, se você visita um website e lê dois blogs antes de sair, você é registrado como duas visualizações de página.

 

 

As visualizações de página te dizem a quantidade de tráfego agregado entre todos os usuários que entram no seu site (enquanto os artigos vistos mostram apenas as páginas de conteúdo). As visualizações de página te ajudam a determinar quais canais são mais efetivos e que conteúdos comandam o tráfego. Essa métrica indica se sua estratégia de SEO é efetiva ou se suas campanhas pagas estão funcionando.

 

Visitantes únicos

 

Visitantes únicos representam o número total de indivíduos que visitaram seu site.

Se eu visito o site, eu sou um visitante único. Se você visita o site, isso faz de nós dois visitantes únicos. Isso se difere de visualizações de página, que são compreendidas como o número de páginas que cada um de nós visitamos, mostradas juntas.

 

Visitantes únicos te ajudam a saber qual é o seu alcance. Além disso, você pode analisar a média de artigos com os quais cada visitante está interagindo.

Visitantes reincidentes

Essa métrica se define pelo número de pessoas, em um determinado período de tempo, que voltam ao seu site depois de já tê-lo visitado. (Opondo-se a visitantes únicos, que se caracterizam por ter visitado o site apenas uma vez.) 

Os visitantes reincidentes mostram se você está criando um conteúdo com o qual as pessoas se identificam o suficiente para fazê-las voltar ao seu site.

O número de usuários novos também é importante, mas para conseguir reconhecimento da sua marca e leads qualificados, você precisa se engajar com as pessoas regularmente ao longo do tempo.

 

Tempo médio de atenção

 

 

Essa métrica corresponde a quanto tempo os usuários passaram consumindo conteúdo numa relação geral ou individual (cada artigo).

 

 

 

O tempo médio de atenção deixa você saber se os visitantes estão realmente lendo seu conteúdo e por quanto tempo. Como resultado, você vai saber quais são os conteúdos que estão fazendo os leitores ficarem mais tempo no seu site.

 

Taxa de engajamento

 

Essa métrica é a porcentagem de visualizações de página nas quais os visitantes interagiram com seu conteúdo por mais de 30 segundos.

 

 

É importante saber essa métrica para entender a qualidade do seu conteúdo.

Alguns artigos recebem várias visualizações de página mas têm taxas de engajamento baixas, o que pode indicar que os textos precisam de revisão para que captem as pessoas por um tempo maior. Outras histórias podem ter poucas visualizações de página, mas uma alta taxa de engajamento, o que indica que você deveria aprimorar sua distribuição de conteúdo e otimizar o SEO desses artigos, para que ele seja mostrado a mais pessoas.

 

Ações de mídia social

 

Essa métrica corresponde a um resumo de todas as interações com os posts das suas redes sociais, classificados por cada canal. A métrica pode incluir curtidas, comentários, compartilhamentos, retweets ou cliques em links.

 

A distribuição é a base sólida da sua estratégia de conteúdo e as mídias sociais são uma parte vital disso. Saber a quantidade de engajamento que seu conteúdo está gerando te permite avaliar qual é o melhor conteúdo para cada canal de comunicação.


KPI’s de ação (conversão)

As métricas de ação medem as conversões obtidas relacionadas às suas metas no site. Elas geralmente são fortes indicadores de ROI (e.g. pessoas assinando uma newsletter ou indo para uma página do carrinho de compras).

KPI

DEFINIÇÃO

O QUE ISSO TE DIZ?

Ações/Conversões

 

Essa métrica te mostra quais conteúdos geram conversões no seu site. Elas são específicas para cada negócio. Geralmente, as ações que você mesmo define são os principais indicadores do ROI e demonstram profundo engajamento com a marca. Exemplos disso são a assinatura de uma newsletter, login no site ou finalizar o carrinho de compras online.

 

 

As ações irão te dizer quais conteúdos são realmente efetivos no ato de levar os leitores até a próxima etapa do funil de vendas. Ao saber a taxa de conversão do seu conteúdo de mais qualidade, você já estará apto a otimizar sua estratégia e dar melhores resultados. Geralmente, essas ações mostram se sua estratégia está funcionando – mesmo antes do lucro ser gerado – com evidências tangíveis a partir de micro-conversões.

 

 

KPI’s de ROI

Os KPI’s de ROI medem os negócios e lucros originados pelos conteúdos.

KPI

DEFINIÇÃO

O QUE ISSO TE DIZ?

Leads alcançados

Essa métrica é o número total de leads existentes que foram alcançados pelo seu conteúdo. 

Qual conteúdo está levando seu lead a próxima etapa do funil de vendas? Saber qual conteúdo está causando isso é um bom indicador da efetividade do seu conteúdo de base do funil.

 

Leads gerados

 

Essa métrica corresponde ao número de leads que são diretamente provenientes do seu programa de marketing de conteúdo. Eles podem ser classificados em desde assinaturas de email marketing até pessoas perguntando por mais informações – funciona de qualquer forma que você esteja medindo seus leads.

Nota: Você deve ter uma integração com uma plataforma de automação de marketing para acessar essa métrica. Na Apex, nós utilizamos o RD Station.

 

Os leads gerados te mostram o impacto que seu marketing de conteúdo está tendo no seu negócio: sua estratégia de conteúdo está mesmo gerando oportunidades para o seu negócio e trazendo lucros?

Negócios influenciados

 

Essa métrica mostra o número de negócios que aconteceram justamente e diretamente por conta de um conteúdo.

 

No final das contas, sua estratégia de conteúdo faz sucesso ou não faz? Está indo bem ou mal? Você consegue diferenciar por que alguns conteúdos são mais efetivos na função de “vender”?

 

 

Lucros influenciados

 

Essa métrica traz o impacto financeiro que seu conteúdo está trazendo ao seu negócio, baseado em reais.

 

Os lucros influenciados confirmam a importância e o valor do seu programa de marketing de conteúdo para a sua empresa. A métrica deixa você com mais segurança em decidir no que investir.

 

As métricas de marketing de conteúdo foram criadas para facilitar o processo de medir como está indo a estratégia da sua própria empresa. Por isso, é importante saber o que cada uma traz de importante para a readaptação dos planos e para o alcance de mais lucros. Se você tem alguma pergunta, fale conosco!