Redes sociais para negócios: saiba como utilizá-las na empresa

Redes sociais para negócios: saiba como utilizá-las na empresa

Redes sociais para negócios: saiba como utilizá-las na empresa

Atualizado em 10 de jan de 2018

As redes sociais mudaram completamente a forma como as pessoas interagem entre si e com as empresas. Hoje em dia, é impensável uma marca não ter presença em alguma dessas plataformas, já que trazem diversas vantagens em matéria de visibilidade e os clientes já esperam por isso. Segundo a Social Media Trends de 2017, 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais.

Para tomar a decisão de quais redes sociais para negócios, você deve conhecer os hábitos do seu público e as preferências dele. A partir daí, é preciso analisar o que cada plataforma tem a oferecer para escolher aquela que melhor se encaixa nos seus objetivos.

Em dúvida sobre qual rede social usar para divulgar a sua empresa? Veja as principais características de cada uma para facilitar a escolha:

Facebook

A rede social mais popular do mundo conta com mais de 2 bilhões de usuários em todo o planeta, sendo que 103 milhões desses são do Brasil. Com tamanha popularidade, é impensável uma marca ficar fora dessa rede social.

Ao criar uma página por lá, é possível publicar conteúdo multimídia e direcionar o público para sites externos, o que se encaixa em todo tipo de estratégia de marketing.

Além disso, o Facebook conta com uma plataforma de anúncios capaz de impactar segmentos altamente específicos do público. Isso garante a entrega do seu conteúdo para as pessoas certas no momento adequado.

LinkedIn

Com foco voltado para o ambiente corporativo, o LinkedIn é muito usado pelo público para networking e demais tipos de contato profissional. São 100 milhões de membros em todo o mundo.

Ao avaliar redes sociais para negócios, a escolha pelo LinkedIn deve ser feita pelas empresas que buscam divulgar seus produtos ou serviços para segmentos bem específicos de profissionais, como CEOs ou diretores.

Aliás, a plataforma de anúncios do LinkedIn é capaz de acessar pessoas baseando-se no cargo delas, algo extremamente valioso para o mercado B2B ou vagas de emprego.

Twitter

Altamente popular para o monitoramento de hashtags e o contato direto com o público, o Twitter concentra aproximadamente 300 milhões de usuários. Costumam ter sucesso nessa plataforma as empresas que dedicam bastante tempo e atenção a ela, respondendo às pessoas e acompanhando publicações estratégicas.

Por ser focado no tempo real, o Twitter é uma das redes sociais para negócios mais indicadas para a cobertura de eventos especiais, como lançamentos de produtos. Nesses casos, é essencial utilizar uma hashtag para concentrar a discussão.

YouTube

Um verdadeiro fenômeno com pessoas de todas as idades, o YouTube não é só uma das redes sociais para negócios mais vantajosas como também uma plataforma capaz de entregar bastante público e relevância. Se você vai trabalhar com vídeos na internet, precisa criar um canal no YouTube.

A partir dele, você pode acompanhar os resultados dos seus vídeos em tempo real, além de poder interagir com o público através de comentários e mensagens.

Google+

A rede social do Google tem como objetivo trazer a experiência de rede social para o restante da web. Não é tão popular quanto o Facebook, mas pode ser um canal válido para veicular o seu conteúdo.

Lembre-se que o canal no YouTube é interligado ao Google+, então você talvez precise inaugurar uma presença nessa rede social para trabalhar com a plataforma de vídeos.

E aí, quais escolher?

Com essas informações em mãos, você tem tudo o que precisa para decidir quais redes sociais para negócios devem integrar a sua estratégia.

Lembre-se de analisar o perfil do seu público e compreender o cotidiano dele para ajudar na escolha. Cada plataforma possui vantagens específicas e o sucesso da sua marca depende da sua habilidade de combiná-las de forma eficiente.

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