Vantagens e desvantagens das redes sociais na sua empresa

Vantagens e desvantagens das redes sociais na sua empresa

Vantagens e desvantagens das redes sociais na sua empresa

Atualizado em 08 de jan de 2018

Hoje, as redes sociais substituem, aos poucos, os meios de comunicação tradicionais. As pessoas interagem, consomem, criam e mantém laços afetivos, produzem conteúdo, expressam emoções e formam opinião muito mais rápido dentro das mídias. E é por isso que você deveria levar sua empresa até elas. O uso das mídias como uma ferramenta de marketing permite não só a expansão do mercado, como também um melhor relacionamento com os clientes.

Uma pesquisa realizada pela revista Business Week mostrou que empresas que investiram em redes sociais cresceram 18% em um ano. Conheça as vantagens e desvantagens de cada uma delas:

FACEBOOK

É a rede social mais utilizada no mundo. Permite a criação de páginas, eventos e grupos abertos e fechados.

Vantagens:

– É fácil de administrar e normalmente está ligada a postagens mais curtas.

-É  possível divulgar endereço, horário de atendimento e telefone.

-O facebook disponibiliza uma ferramenta para avaliar as postagens com mais curtidas fornecendo faixa etária, localização dos usuários e mais elementos importantes para a análise de estratégia.

Desvantagens:

-Os clientes podem avaliar e deixar comentários. O que pode ser uma desvantagem, já que a avaliação pode ser positiva ou negativa.

-Uma empresa que só faz postagens mais engraçadas pode ter bastante curtidas e poucos clientes.

LINKEDIN

É a maior rede social corporativa do mundo. Permite a criação tanto de perfis pessoais para divulgação de currículo, quanto a criação de uma página empresarial.

Vantagens:

-Permite a publicação de apresentações em SlideShare.

-É uma das formas de se relacionar com pessoas da mesma área de atuação.

-É possível anunciar para um público mais segmentado.

Desvantagens:

-Não permite um contato tão direto com o público.

GOOGLE+

Assim como o facebook, permite a avaliação por parte dos clientes, o que pode trazer prós e contras para as empresas.

Vantagens:

-Permite a divulgação de endereço, horário de atendimento e telefone da empresa.

-Por ser uma ferramenta do Google, é possível fazer integração com outros aplicativos como Google Maps, Gmail, Google Docs e até Youtube.

-Pode facilitar o ranqueamento na página do Google.

Desvantagens:

-Apesar de ser uma rede social interessante no mundo empresarial, ainda é pouco explorada pelo público no geral.

INSTAGRAM

Tem como foco principal a publicação de fotos e vídeos fixos num perfil, mas atualmente também permite a postagem de mídia que pode ser específica para uma pessoa ou postada em uma história, a qual some depois de 24 horas.

Vantagens:

-É importante para a publicação de fotos dos produtos ou de eventos produzidos pela empresa.

-É possível ter grande feedback do público através das curtidas nas postagens ou dos comentários.

– Um dos recursos que ajudam a destacar o conteúdo postado é o uso de hashtags, que podem faze-la aparecer em perfis que não exatamente “seguem” seu perfil.

-As histórias do Instagram estão cada vez mais populares entre os usuários – e as empresas podem tirar vantagem disso para se aproximar de seu público.

Desvantagens:

-É uma rede bastante explorada por jovens, o que pode ser uma vantagem dependendo do conteúdo e uma desvantagem se o público for mais adulto.

TWITTER

Funciona como um microblog, permitindo a postagem de textos de 280 caracteres que podem incluir fotos, vídeos e gifs.

Vantagens:

-A velocidade de respostas é muito grande, o que pode aumentar a interação com os clientes, podendo tirar dúvidas e fazer críticas.

-Possui uma ferramenta que destaca os assuntos mais comentados no momento, conhecido como Trending Topics, fazendo com que sua empresa ganhe mais visibilidade.

-Assim como o Instagram, também faz uso das hashtags para que um assunto ganhe mais destaque.

Vantagens:

-A quantidade de texto é limitada e o público é segmentado. É preciso ter mais trabalho para formar uma estratégia eficiente

SNAPCHAT

Permite a postagem de fotos e vídeos de 10 segundos que podem ser específicos para uma pessoa ou postados em uma história, os quais somem depois de 24 horas.

Vantagens:

-É bastante usado para mostrar os bastidores de algo, por ser mais relacionado a vida real, por isso pode ser usado para mostrar como os produtos são feitos por exemplo.

Desvantagens:

– Com o aumento da popularidade do Instagram Stories, o Snapchat decaiu no setor empresarial no Brasil.

Gostou das dicas? Saiba mais dicas na aba redes sociais do nosso blog. Bons estudos!

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